Valparaiso, vale a pena um bate e volta?


É quase tradicional um bate e volta em Viña del Mar e Valparaiso para quem tem roteiro planejado em Santiago de pelo menos 3 ou 4 dias. Viã del Mar, tá certo, é bem legal. Contudo, deposi de ter ido duas vezes a Valparaiso tenho cá minhas dúvidas se é um passeio que vale a pena.

Roteiro: Valparaiso, Vina del Mar, e o que aparecesse pela frente.

Deixamos já pago o aluguel no carro na noite anterior. Alugamos o veículo em uma agência de turismo na Calle Huerfanos, 520, logo no começo da rua que chamam de sucursal. A agência foi a Infinity Travel, e o carro foi o Hyundai I 10. Um compacto confortável, fácil de dirigir e com ar, som e direção elétrica. O valor foi de $ 30.000,00 CLP (cerca de R$ 120,00), bem em conta se comparado a outras locadoras.

Infinity Travel

Problema 1 - Sinalizações
Caramba! Como chileno é ruim de sinalização. As rotas de saída da Costanera não indicam as principais cidades, e nós, que não tínhamos pedido um GPS tivemos que utilizar muito mesmo o PPS (pergunte pra saber). 

A opção por carro foi ótima. No nosso tempo, na nossa rota, os nossos lugares. E para duas pessoas foi quase tão barato quanto ir na maratona ônibus + trem.

Cerca de 1 hora e 40 minutos depois, estávamos chegando a Valparaiso. Estacionamos em frente ao prédio da Armada do Chile, sob a batuta de um flanelinha que nos pediu antecipado. Olhei em volta. vi vários carros estacionados, inclusive ônibus de turismo e nenhuma placa indicando proibição. 

1º Alerta: Ele nos pediu que não deixássemos nada no carro. Nem bolsas, nem mochilas, nem nada de valor. Nesse momento nos perguntamos: onde nos metemos?

Pois bem, seguimos rumo a primeira estação de ascensor (elevador) que vimos. era a estação El Peral, colada com a Companhia Interoceânica de Navegação. o valor é irrisório, questão de centavos de R$ 1,00 que se paga só na parte de baixo. A subidinha e o carrinho do elevador antigo, são bem charmosos. Não pela beleza, mas pela antiguidade. 


Saímos em um mirante muito bem cuidado. A paisagem é muito bonita e ver um porto em atividade sempre é bom. Ao redor o contraste de Valpo (como chamam carinhosamente). Casas coloridas e artesanais, com casas de luxo tipo veraneio. É uma mistura de Olinda com Teresópolis. a principal casa desse mirante é o Palacio Baburizza (Museo de Bellas Artes). Imponente e charmoso, dá as boas vindas aos turistas que ali chegam.

Museo de Bellas Artes

Mas queríamos ir ao Museu da Marinha, e para chegar lá, tínhamos que subir pelo lado oposto pelo ascensor Artilleria. Estava ali a nossa vista. Bonito, margeando a encosta então fomos perguntar como chegar por cima.

2º Alerta: Um morador informou que poderíamos sim, chegar ao museu por cima, mas ele desaconselhava por estarmos com bolsas e máquina a vista. Cismômetro ligado, já. Agradecemos e resolvemos pegá-lo por baixo mesmo.

Antes de nos dirigirmos ao ascensor, demos uma voltinha por ali mesmo. Vimos as ruas singelas, casas muito bonitas e ateliês de artistas. Fotos tiradas, descemos. 
Ruazinhas de Valpo
De volta a praça, seguimos pela rua mais movimentada, com trânsito, paradas de ônibus, enfim, nada suspeito. Tiramos até foto de um ônibus elétrico. Típico aos que existiam na década de 60 e 70 nas ruas de recife (me contaram e vi no youtube, ok!). Porém a rua e casa eram muito sujas, aliás, a cidade não tinha muitos cuidados. Pichação para todos os lados, lixo nas ruas, paredes imundas. era assim a parte baixa. Continuamos.

Trolebus
3º Alerta: Quando já andávamos umas quadrinhas, um garçom de um bar saiu dos seus afazeres e nos perguntou onde iríamos. Ao respondermos que queríamos o ascensor Artilleria, ele imediatamente pediu que regressássemos e fôssemos por fora, devido a mochila e bolsa. a esta altura, meu amigo, a minha noiva olhou pra mim e perguntou "O que é que a gente está fazendo aqui?".

Monumento aos heróis da batalha de Iquique
De fato, que passeio é este que tínhamos que ficar pisando em ovos para conhecer o local. Decidimos voltar ao carro e partir para Viña del Mar.

Problema 2 - Ao chegarmos no carro, tá lá uma multa bem bonitinha no para brisa. presente dos Carabineiros do Chile. Ao olhar ao redor, num é que apareceu uma placa informando que o estacionamento era permitido nos fins de semana somente até as 13h. Onde estava aquela placa antes? Onde estava o flanelinha agora?

No frigir dos ovos, não vou condenar o lugar, mas digo que não é nada que se faça arrepender por deixar de ir. Eu até aconselharia que, ao invés de Valparaiso, esse tempo do bate e volta de um dia, fosse gasto com a praia e dunas de Concon. Ali sim, lugar bonito e agradável. Falaremos disso em outro post.

abraços,

César William



Um comentário: Deixe seu comentário

Obrigado pelo comentário, abraço!