Top 10 cemitérios mais visitados por turistas



Turismo Cemiterial, é esse a designação que foi dada ao estranha atividade turística de visitar cemitérios. Bem... estranho somente para nós brasileiros. No mundo inteiro visitar um cemitério não é nada anormal. Grupos de amigos ser reúnem para um confraternização no lar dos mortos, sem que esses sejam temidos por qualquer dos festejantes. Prefeituras de cidades que tem a "sorte" de abrigar o mausoléu de alguma figura ilustre, arrumam os seus cemitérios e o tornam mais uma atração para visitantes de outras localidades. Esse empenho turístico tem uma razão: cemitérios famosos atraem mais sepultamentos de celebridades, que por sua vez atraem mais visitantes, que atraem maiores aparelhos turísticos como hotéis e restaurantes ao seu redor. Essa curiosidade turística gera dinheiro e fama ao bairro de localização do cemitério e pra cidade.



Em um pequena pesquisa informal nos cemitérios aos quais o Via Dourada visitou, levantamos os motivos pelos quais o turista resolvem fazer esse tipo de passeio. Entre os motivos citados estão: Conhecer lápides e mausoléus de celebridades famosas; vislumbrar as arquiteturas das obras e buscar um pouco de paz. Sim, se vai ao cemitério em busca da paz.



Mas vamos ver os mais famosos e visitados cemitérios do mundo.


10º Colocado - Green-Wood Cemetery, Brooklyn, Nova Iorque

Esse cemitério é maior que muitos bairros. Possui cerca de 478 hectares (quase 5km²). Há um pórtico na entrada, em estilo neo gótico, construído em meados do século XIX, que já avisa que a visita valerá a pena. 

Lá de cima, em meio as suas árvores, é possível deslumbrar a ilha de Manhattan e parte de Nova Iorque. Um passeio, no que parece um parque entre lagos, pode reorganizar as idéias, amenizar o estresse e acalmar a mente de qualquer um.


----------------------------------
9º Colocado - Cemitério Lone Fir, em Portland, Oregon

O primeiro enterro no local ocorreu em 1846, mas somente em 1855 ele foi tido como cemitério oficial. Devido ao fechamento de muitos cemitérios nas cidades vizinhas, o então chamado Mount Cemetery Crawford, começou a receber reenterros dos corpos que foram realocados. O nome Lone Fir só foi dado em 1866 em referência a uma árvore solitária no local (hoje são mais de 500). Nesta época Portland ainda era minuscula e só ocupava o lado oeste do rio.

A população de enterrados já somam 25,000, e o interessante desse cemitério, é que ainda é um dos pouco que permitem o plantio de uma árvore ou jardim pelos familiares em homenagem aos seus mortos.





----------------------------------
8º Colocado - Old Jewish Cemetery, Praga, República Tcheca

Esse é o segundo mais antigo cemitério judaico da Europa. Foi fundado no século XV e sua lápide mais antiga data de 23 de Abril de 1439. La você pode identificar lápides de várias épocas, desde góticas, renascentistas, barrocas e até no estilo Rococó. 

A visão em si do cemitério não é lá muito ortodoxa, é um amontoado de lápides tortas e inclinadas que não fica difícil entender como estão dispostos os corpos ali, mas eis que pela voz dos administradores, chega a explicação. Como era o único cemitério judeu na localidade até então, os enterros começaram a ser empilhados, e há locais onde existem até 12 camadas de corpos (são 20 mil ao todo). 



Curiosidade: Na fé judaica é proibido a retratação de pessoas mortas, por isso não há figuras de pessoas nas lápides, contudo há figuras representativas da vida delas, por exemplo, um violino para um violinista, uma tesoura para um alfaiate e por aí vai.

----------------------------------
7º Colocado - Mount Auburn, Cambridge, Massachusetts

É praticamente um jardim. Na verdade, os desavisados não enxergariam ali um cemitério. É belíssimo e altamente adornados com todos os tipos de espécies de plantas e flores. Ele data de 1831 e já nasceu com o intuito de ser um cemitério jardim. Na época, foi uma quebra de paradigma ao conceber um cemitério que não tivesse ligação com a Igreja. 

Seus idealizadores e administradores a posteriori, resolveram adotar a palavra cemitério em sua concepção grega, que queria dizer "lugar para dormir". Assim essa ideia perdurou e virou a alma do cemitério, no bom sentido. 

Hoje há no Mount auburn, 93 mil pessoas enterradas, numa área com 5,5 mil árvores de 770 espécies. O destaque das construções é uma torre de 62 pés que permite visão panorâmica de tudo ao redor.


----------------------------------
6º Colocado - Xoxocotlan, Oaxaca, Mexico

Dizer que é bonito ao dia, é meio que forçar a barra. Contudo, quando se aproxima os períodos de festas em homenagens aos mortos, o cemitério se transforma. Famílias passam dias ornamentando os túmulos e mausoléus, enquanto à noite velas dão uma outra visão ao local. A dificuldade é passear no dia do evento em 31 de outubro dada a quantidade de pessoas que vão visitar os seus mortos, ou mesmo apreciar as cerimônias e festas. 




----------------------------------
5º Colocado - La Recoleta Cemetery, Buenos Aires, Argentina


O cemitério é imenso e cheio de becos e arruelas. Da última vez em que estive lá, resolvi reservar um dia para conhecê-lo melhor. O mais incrível desta pequena cidadela dos mortos, são as obras magníficas em esculturas. Cada representação artística retrata cenas das pessoas enquanto em vida, lamúrias dos anjos  ou simbolismos das suas passagens terrenas, mas com muto esmero e afetividade. 

Há esculturas, por exemplo, que retratam mães ou anjos debruçados chorando sobre túmulos, anjos guardiões e até cachorros com seus donos.

Injustamente o cemitério La Recoleta é mais conhecido por ser o local onde Eva Perón está enterrada. Entretanto riquíssimas histórias estão registradas no livro guia dele e que merece um passeio até as lápides e mausoléus de sua origem. Posso citar a do antigo funcionário do cemitério que juntou suas economias para encomendar sua própria escultura e se matou para estrear a própria tumba. Há também a do casal que ficou 30 anos sem se falar e que, à pedidos da mulher, seus bustos nos túmulos foram colocados costa a costa para não se cruzarem olhares. 


----------------------------------
4º Colocado - Forest Lawn, Los Angeles, Califórnia

Dizem, os americanos, que este é um dos cemitérios mais patrióticos da  América. Nas entradas dele há mosaicos com homenagem aos presidentes George Washingtos, Lincoln e Jefferson. Túmulos de soldados espalham-se por grandes áreas gramadas. Porém, ele também é o cemitério das celebridades. Estão por lá, os túmulos de Bette Davis, Johny Ramones (do Ramones), Luccille Ball (I Love Lucy) e Michael Jackson.




----------------------------------
3º Colocado - St. Louis No. 1, New Orleans, Louisiana

Fundado no final de 1700, o St. Louis No. 1 é o mais antogo de Nova Orleans e ainda é local de vários enterros por ano. O cemitério é o local do descanso final dos membros de muitas famílias proeminentes da antiga capital do estado da Louisiana, particularmente dos Creoles (Creoulos). Logo que começou a se desenvolver houve uma segregação no cemitério. havendo seções para católicos, não católicos e "negros", referindo-se aos africanos escravos que seguiam as religiões de sua origens,
Devido a sua localização em um pântano, era constantemente ameaçado por enchentes, para tentar evitar isso, recebeu várias camadas de areia de praia e conchas.
Muitos enterros são atração à parte pelo ritual ao som do jazz.

----------------------------------
2º Colocado - Merry Cemetery, Romania


The Merry Cemetery é um cemitério na vila de Săpânţa. É famosa por suas lápides coloridas com pinturas ingênuas descrevendo, de forma original e poética, as pessoas que estão enterradas lá, bem como cenas de suas vidas. O cemitério alegre tornou-se um museu a céu aberto e uma atração turística nacional. 


A característica incomum deste cemitério é que ele diverge da opinião prevalecente nas sociedades europeias - uma crença que vê a morte como algo solene. Conexões com a cultura local, Dacian foram observadas, uma cultura cujos princípios filosófico falam da imortalidade da alma e a crença de que a morte era um momento cheio de alegria e expectativa de uma vida melhor 

----------------------------------
1º Colocado - Père-Lachaise, Paris, France


O Père-Lachaise é o mais famoso do mundo. E não é pra menos, estão enterradas nele personalidades das mais diferentes áreas formando uma constelação. Entre elas está o espírita Allan Kardec, Frederic Chopin, Molière, Honorè de Balzac, Oscar Wilde e Jim Morrison.

Ele foi inaugurado em 1804, mas guarda defuntos mortos muito antes disso. Como pode? Respondo: Importação. Pois é , com a crescente fama do cemitério, familiares, tutores e herdeiros começaram a transportar para ele os seus entes afamados. Há tantos famosos nele que se criou tours por segmento profissionais dos mortos. assim há o tour de visita para os escritores, para os músicos, para os atores, para cientistas e por aí vai.



Detalhe curioso está por conta do túmulo do músico Jim Morrison, vocalista da banda The Doors. Este jovem que morreu aos 27 anos em 1971, atrai tanta gente até hoje, que a administração do cemitério já tentou levar o túmulo dele para outro cemitério. Entretanto, a família comprou o jazigo para uso ad eternum, então Morrison permanecerá nele até o fim dos dias (do cemitério, pelo menos), mesmo que muitos fãs ainda continuem tentando conumir drogas e até transar em cima do jazigo em homenagem ao ídolo. Foi por essa e outras que a túmulo do moribundo agora é vigiado 24hs por dia.


----------------------------------

Valeu pessoal, por hoje é só.

Abraços,

César William

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, abraço!