Nos rios de Recife a bordo de um catamarã

Que tal um prazeroso passeio pelos rios do Recife à bordo de um catamarã, ouvindo musicas populares e conhecendo a história da cidade?


A maioria já conhece o serviço turístico de passeio em um catamarã, mesmo os que nunca tiveram a oportunidade de passear em um deles. Essa embarcação de dois cascos tem proporcionado um reencontro dos Pernambucanos com a sua capital, e o conhecimento dos turistas acerca da Veneza Pernambucana.

A empresa Catamaran Tours, que promove esta aventura, está situada bem ali no coração da cidade, no Cais das Cinco Pontas. A empresa possui algumas
embarcações que navegam em diferentes trechos da Região Metropolitana. 


www.viadourada.com.br
Catamarã para os rios de Recife. Possui venda de lanches e banheiros.

A empresa promove passeios pela Ilha de Itamaracá, saindo de Maria Farinha, local que possui paisagens belíssimas e casas dignas de Beverly Hills. Você precisa conferir. Há também tours pelas Praia de Suape, Praia dos Carneiros (eleita uma da mais bonitas do país); um pelos bairros do Recife e, ainda,  um dedicado as pontes desta mesma cidade. E foi este que fizemos para mostrar a vocês. 

A duração deste é de pouco mais de 1 hora. A dos demais variam entre 2 e 5 horas de duração entre paradas, banhos de mar, pit stop em bares, ilhas e praias. Os valores estão correndo entre R$ 40 e R$ 55 para adultos. 

Saída do cais

Passagem pelas Torres Gêmeas do Recife

Logo na saída a guia de turismo explana sobre a formação da cidade e os pontos histórico ali situados, como a antiga Casa de Banhos (embora a original tenha sido incendiada), as formações dos arrecifes para construção do Cais do Porto, o cais remodelado e agora voltado exclusivamente para o turismo com museus, restaurantes, centros culturais e de diversão.

Barcos atracados ao bar Casa de Banhos situado nos arrecifes do cais do porto

Cais requalificado com museus como o do Sertão, do Frevo, Centro de Artesanatos e centro gastronômico.

Porto em funcionamento com desembarque de grãos e veículos pesados

Ruínas do Forte do Buraco, construído em 1630, escondidas nesta ilha cercada de vegetação
No passeio passamos pelo porto em funcionamento com navios em carga e descarga. Descobrimos fantasmas de uma cidade extremamente fortificada no século XVII, com o forte das Cinco Pontas (de onde saímos), resquícios do Forte do Picão no cais, ruínas do Forte do Buraco no extremo norte do litoral da Cidade e o Forte do Brum que hoje é museu e recinto de recepções do Exército.

Vila Naval que mostra o início da cidade de Olinda
Numa das margens do Rio Beberibe está a Cruz do Patrão, construída para referência de balizamento para entrada dos navios do porto. O local serviu de ponto de execuções das penas de morte nos séculos XVIII e XIX, e também de cemitério de escravos ali executados. Por isso mesmo, engordou as lendas de assombração dos recifenses acerca de espíritos vagantes ao seu redor. Valha-me Deus!!!
Cruz do Patrão, onde atribuí-se assombros por espíritos de escravos que ali foram enterrados

Comunidade ribeirinha que vive da pesca e se aloja na estrutura da Ponte do Limoeiro

Pescadores em ação

Navegando e escutando músicas de Alceu Valença, Flávio José, Antônio Nóbrega, Lenine entre outros grandes artistas e compositores locais em seus frevos, forrós, MPB, ciranda, samba e coco, passamos pelas laterias do Palácio do Governo Estadual, o Campo das Princesas, que recebeu esse nome depois que as filhas do Imperador D. Pedro II brincaram em seus jardins no ano de 1859.
Vista posterior dos jardins do Palácio do Campo da Princesas
Lógico, como o nome do tour antecipa, o passeio sai cruzando as pontes do Recife. Umas bonitas outras já foram mais pomposas, como é o caso da Ponte Giratória, hoje só no nome, mas que até a década de 70 do século passado, ainda cumpria a função de girar para o permitir o tráfego de embarcações de transporte. Demolida e reconstruída, hoje é feiiiiinha...

Blog: http://vivointensamenteascoisasmaissimples.blogspot.com.br
Em cima a Ponte Buarque de Macedo e ao lado a Ponte Metálica ou Ponte da Boa Vista (nome oficial). Em baixo, Ponte Maurício de Nassau e Ponte Giratória, mas que não gira.

Desta última parte retornamos. Muito outros lugares ficaram de fora desta postagem. Bonitos, históricos, assombrosos ou curiosos, bom mesmo é ser desbravado por você. Venha! Faça esse tour. Ficará na memória.

Abraços,

César William

Fotos: César William

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, abraço!