Período de férias se aproximando e os planejamentos para elas já estão a mil. Contudo, a primeira coisa que vem a mente dos que gostam de viajar é: pra onde eu vou.
Para os desavisados, a viagem para um local mal pesquisado pode se tornar um tour no inferno. Há casos em que turistas que desembarcaram em um conflito campal de manifestações, já desceram do táxi sendo empurrados e perderam toda a bagagem. Há também os que se surpreendem com um país em péssima situação econômica, sem passeios, sem segurança e até sem disponibilidade de alimentos. Recentemente vimos casos de turistas que não conseguiram sair da Venezuela por falta de vôos e um turista francês capturado na Argélia por um grupo de terroristas islâmicos e sendo degolado em seguida.
Para evitar que seus cidadãos tenham surpresas nas suas empreitadas, governos como os da França, Estados Unidos e Reino Unido, emitem alertas de perigo de viagens para determinados locais. Não achamos nada parecido nos sites do Governo Brasileiro, por isso
usamos como referência a mescla desses três países.
Para não chover no molhado, tiramos da lista os locais em guerra, como Afeganistão, Iraque, Somália e Síria. A África Ocidental, pela proliferação do ebola. E retiramos os lugares exóticos como Monte Everest, Antártica, Ilha Queimada Grande (RJ) e Deserto de Danakil.
Vamos a lista!
10º Geórgia
9º Nigéria
8º Guatemala
7º Venezuela
6º Coréia do Norte
5º Detroit (USA)
4º Mali
3º Índia
2º Egito
1º Honduras
Valeu pessoal! Até mais!
César William
@cesar.william
#cwnaestrada
usamos como referência a mescla desses três países.
Para não chover no molhado, tiramos da lista os locais em guerra, como Afeganistão, Iraque, Somália e Síria. A África Ocidental, pela proliferação do ebola. E retiramos os lugares exóticos como Monte Everest, Antártica, Ilha Queimada Grande (RJ) e Deserto de Danakil.
Vamos a lista!
10º Geórgia
Não o estado, mas o país Geórgia. Este país que fica no Cáucaso, fronteira entre Europa e Ásia, tem preocupado bastante a comunidade internacional, por estar se contaminando com o conflito da Ucrânia. Há fortes movimentações para que esta país seja indexado a Rússia novamente, e assim um conflito bélico se torna eminente ameaçando a segurança dos locais e dos forasteiros.
Geórgia |
9º Nigéria
Nem tanto pela epidemia de Ebola, pois nesse país já entrou no status de "controlada", mas sim pelo forte movimento de radicais religiosos que, por vez ou outra, cometem atentados terroristas. Assim, o governo desde o ano passado, vem decretando toque de recolher. É um local nervoso que não garante a segurança de ninguém.
Nigéria |
8º Guatemala
É um país que promove pouca segurança a seus visitantes. A taxa de criminalidade tem crescido assustadoramente. Uma das modalidades que mais cresce é o estupro e, devido a isso, os EUA e Reino Unido desaconselham veementemente a viagem para mulheres, principalmente. Lá, quase nenhum caso deste crime é apurado.
Guatemala |
7º Venezuela
Por todo o país as taxas de violência têm explodido. A criminalidade produziu 122 homicídios a cada 100 habitantes em 2012. Há conflitos civis e mortes em demasia nos protestos de ruas. O Governo implantou uma milícia armada que pouco liga para leis e matam protestantes em plena luz do dia. Além do mais, as empresas aéreas tem fugido de lá, o que dá poucas chances de uma fuga ou mesmo saída planejada.
Venezuela |
6º Coréia do Norte
É uma ditadura comunista fechada, talvez a última do mundo. Suas paisagens são encantadoras. A natureza foi generosa com seus vales e montanhas, mas para o turista, nenhuma segurança. Não há embaixadas para refúgio ou auxílio, para todos os cantos que você for, haverá sempre alguém lhe acompanhando. Não há dados sobre criminalidade, porém estima-se que seja baixíssima dado o rigor das leis. Mas, se por acaso você começar a falar inglês e for confundido...
Coréia do Norte |
5º Detroit (USA)
Quem diria, hein? Uma cidade dos USA na lista. Pois é.
A grande glamourosa cidade do motor, foi devastada por sucessivas crises econômicas. Hoje, vale de moradia para quem apegou-se ao local e para gangs que ali fizeram reduto pela falta da presença do Estado. Hoje a criminalidade é altíssima e nada seguro para quem a queira visitar.
Detroit - USA |
4º Mali
Esse exótico país da África, até recentemente, era um destino muito atraente para o turismo. Contudo, ataques do Al qaeda e um golpe de estado colocaram o país de ponta cabeça. Agora a insegurança institucional eclode também nas ruas e a França classifica-o como perigo eminente. Pena, né?
Mali |
3º Índia
Os alertas de perigo chegaram a um dos países com as rotas de turismo mais desejadas do mundo. A Índia tem como ponto mais famoso o Taj Mahal, mas igualmente famosa está sendo a repercussão de ondas de estupro coletivo naquele país. Os noticiários tem destacado como o local se tornou perigoso para as mulheres. Essa onda desenfreada já custou ao país, uma redução dramática no número de turistas que chegam por lá.
Índia |
2º Egito
A revolta civil extrapolou suas metas e alcançou a economia Egípcia. Isso porquê, um dos países que mais recebiam turistas no mundo viu todos eles fugirem das suas portas. Nem as pirâmides a galera quer ver mais. A primavera Árabe, movimento revolucionário que começou por lá, tem todos os méritos, mas viu a conta bater na porta. A possibilidade de você estar passeando e de repente se ver no meio de um confronto armado é muito grande ainda. Espere mais um pouco.
Egito |
1º Honduras
Eis o país que está em todas as listas. Motivo: criminalidade e falta de postos de saúde. Assim, o turista caso fique doente, não vai encontrar uma boa base de apoio. E se não ficou, talvez fique ao ser abordado por marginais espalhados e com pouca vigilância em cima deles. A taxa de homicídio é altíssima e, apesar da magnitude da beleza do local, não vale a pena o risco.
Honduras |
Valeu pessoal! Até mais!
César William
@cesar.william
#cwnaestrada