Hoje é inegável que a culinária peruana é uma das melhores do mundo. Lá são formados grandes chefes de cozinha e é pra lá que migram outros tantos para aperfeiçoar seus dotes culinários. Com isso a comida com inspiração inca, kechua e de tantos outros povos que lá viveram, ganha o mundo. A quinoa e o Pisco Sour são provas disso. Então, para que você possa conhecer mais delícias nativas elencamos 10 comidinhas para ir saboreando enquanto não chega a Machu Picchu.
1 - CEVICHE
A costa peruana é riquíssima em frutos do mar. Com peixe à vontade, os pratos são diversificados, mas nada se compara ao Ceviche, peixe cru marinado em frutas
cítricas. O ácido do fruta "cozinha" o peixe dando-lhe um sabor delicado e consistência ligeiramente densa. O prato é normalmente temperado com cebola roxa e pimenta aji, e servido (quase sempre no almoço) acompanhado com batata ou choclo doce, um milho andino branco com grão do tamanho de um moeda de 1 centavo (lembra?). A sobra do suco, dizem os gastrônomos, pode ser bebido, é o chamado leite de tigra.
cítricas. O ácido do fruta "cozinha" o peixe dando-lhe um sabor delicado e consistência ligeiramente densa. O prato é normalmente temperado com cebola roxa e pimenta aji, e servido (quase sempre no almoço) acompanhado com batata ou choclo doce, um milho andino branco com grão do tamanho de um moeda de 1 centavo (lembra?). A sobra do suco, dizem os gastrônomos, pode ser bebido, é o chamado leite de tigra.
2 - CUY
Esse prato é tão tradicional que em uma catedral em Cusco há uma réplica da Última Ceia de Da Vinci, na qual Cristo e os 12 discípulos estão sentados em torno de um prato de cuy. A carne é rara. O bichano não é muito corpóreo. A maioria de nós já brincou com um porquinho da índia. É ele mesmo que vem no prato com a cabeça pra cima e a boca aberta mordendo um tomatinho.
3 - CAUSA
Qualquer turista que visite um mercado peruano vai encontrar duas coisas: centenas de variedades de batatas, dizem que os incas cultivavam mais de 1000 espécies, e pilhas e pilhas de abacates enormes. Pois bem, a Causa é uma receita composta de camadas de purê de batata e abacate (as vezes só um deles), limão e aji. Os recheios variam de frango, atum, peixe, mini-ceviches, legumes, frutos-do-mar e molhos mil. É um prato que não vai ao forno, é degustada fria.
4 - LOMO SALTADO
Cem anos antes que alguém tenha ouvido falar da cozinha de fusão asiática, carradas de imigrantes chineses chegaram ao Peru em busca de trabalho. Os ingredientes e técnicas que foram adicionadas aos alimentos e ao vocabulário do Peru culminaram neste prato fantástico. Carne bovina, tomate, pimentão e cebola são misturados em uma panela com molho de soja e batata frita. Não é um prato para os carbofóbicos, pois normalmente é servido com arroz branco e batatas.
5 - AJI DE GALLINA
O aji, espécie de pimentão amarelo, empresta sua cor a vários pratos peruanos. Entre eles esse rico guisado pastoso feito com frango e leite condensado e engrossado com crosta de pão branco. Uma alternativa vegetariana com um sabor semelhante é a la huancaina, batata cozida com molho cremoso amarelo.
6 - ANTICUCHOS
Estes espetos de grelhados de carnes marinadas (muito parecido com churrasquinhos) são servidos em todos os cantos do Peru. Restaurantes costumam oferecê-los como entradas ou aperitivos. Carrocinhas nas ruas costumam vendê-los embebidos com molho de alho. Embora quase todas as carnes possam ser preparadas desta maneira, o mais tradicional e melhor anticuchos são feitas com coração de boi, uma prática que se acredita remontar aos dias em que conquistadores espanhóis consumiam cortes mais seletos de vaca e deixavam os outros órgãos para seus escravos .
7 - ROCOTO RELLENO
Este prato é tipicamente associado a Arequipa, segunda maior cidade do Peru, mas é servido em todos os lugares. O que parece ser um bom e velho pimentão vermelho é realmente um vulcão em erupção. Tem a forma de uma maçã (deve ser cozido para reduzir suas propriedades termonucleares) e é recheado com carne moída temperada e ovos cozidos, servido acompanhado de batatas cozidas cobertas com queijo branco derretido.
8 - ALPACA
Nos Andes este camelídeo, um primo menor da lhama, tem sido uma fonte de carne durante séculos. O sabor é semelhante ao búfalo ou outros alimentados com capim. É um pouco mais cara que a carne da lhama, mas ambas tem baixíssimo colesterol. Geralmente vem acompanhada de fritas, arroz ou legumes.
9 - LUCUMA
Mesmo que a culinária do Peru seja mais famosa por seus pratos picantes e salgados, ninguém abre mão das comidas doces. Lúcuma é uma fruta da árvore que se parece com uma manga, mas tem o gosto semelhante ao xarope de bordo. É geralmente usado como aromatizante em sobremesas e é muito popular como uma variedade de sorvete.
10 - POLO A LA BRASA
Este frango assado ao estilo peruano é tão delicioso e popular que agora está disponível em várias cidades ao redor do globo. O segredo é marinar o pássaro em molho de soja aromatizando-o com pimentas vermelhas, alho e cominhos, o que dá a carne e pele um tom esfumaçado e gosto salgado. Costumam ser servidos com molhos picantes. Fora do Peru é normalmente acompanhado com batatas fritas, mas o acompanhamento mais tradicional é o yuca frito, um tubérculo com gosto agradável.
------
Baseado no artigo de Mark Adams, para National Geographic (com adaptações)