Top 10 lugares abandonados para se visitar (pra quem tem coragem)


Confesso que tenho um lado meio sinistro, que me atrai a visitar lugares abandonados e lúgubres, e isso já me levou a adentrar em criptas subterrâneas no Peru, igreja abandonada na Irlanda, túneis usados para a guerra agora desolados na Escócia e até uma mansão assombrada na Argentina. Mas eis que
descubro que não sou o único que gosta de entrar nesses lugares para imaginar como eram as vidas e atividades ali. Então em homenagem a estes curiosos destemidos, resolvi fazer uma lista de 10 lugares que merecem ser visitados com uma boa dose de coragem.

* observação: Há locais abandonados, muito chamativos e até famosos, como é o caso de Pripyat, cidade evacuada devido ao desastre de Chernobyl, mas que não entraram na lista, pois não está num local muito propício para receber turistas, por enquanto. Veja os locais mais perigosos para turistas neste link.

Vamos lá!

01 - Willard Asylum - Seneca, Nova Iorque - EUA



Comecei pegando pesado. Aqui, confesso, até eu pensaria duas vezes antes de entrar. Caso você goste daquelas séries reais da TV a cabo, que trata de mistérios sobrenaturais, certamente viu um equipe de caçadores de fantasmas nesse local. 

O local foi construído para a reabilitação psiquiátrica, se bem que naquele tempo se falava que era pra internamento de doido, mesmo. Os "pacientes" chegavam pelos motivos mais absurdos que você possa imaginar, incluindo entusiasmo religioso, preguiça, remorso e até, masturbação após os 30. rsrssrsrsrs Clique nesse link, se duvida, e veja o planfeto. 

O fato é que com os internos cada vez mais louco, aprisionados 24 horas por dia e morrendo no meio de tratamentos tão loucos quantos os pacientes, o local ganhou a fama de assombrado. Se arrisca?

02 - Six Flags Jazzland, Nova Orleans, Louisiana, EUA



Este parque foi um centro de diversões bem próspero. Com um grande sortimento de brinquedos, tornou-se ponto de encontro para a comunidade de Nova Orleans e arredores. Sua montanha russa arrojada e o splash eram as principais atrações. Foi então que no dia 29 de agosto de 2005, uma ordem dos órgãos de defesa civil cessou as atividades do parque e orientou a imediata evacuação de toda a cidade. Um furacão da classe 5 se aproximava, era o Katrina. Por mais que restasse a esperança que o furacão perdesse a sua força, o mesmo chegou ao continente na classe 4, devastando toda a cidade e o parque junto. 

Hoje o parque ainda continua abandonado. Nenhum investimento valeria a pena para a recuperação do empreendimento. Restou servir de locação para filmes de terror e suspense. Triste fim!


03 - Hashima - Nagasaki, Japan



Só em Nagasaki existem mais de 500 ilhas desabitadas, mas uma delas chama muito a atenção, a Hashima. Esta começou a  receber moradores em 1887, por conta da Mistsubishi que comprou a ilha para povoá-la e construir uma base de extração de carvão nas suas entranhas. Pois bem. O mundo evoluiu, o petróleo se tornou o principal combustível e em 1974 a empresa decidiu fechá-la de vez. Nada de ninguém, mesmo!!! Mas aí, como a ilhota chamava a atenção pelos seus prédios e construções abandonadas, o governo resolveu abrí-la para o turismo, pelo menos um pequena parte. Nisso, até o Google View andou mapeando suas ruas. 

04 - City Hall Station, cidade de Nova Iorque, NY, EUA



Essa encantadora estação, foi aberta ao público em 1904. Com um desenho arquitetônico saído dos filme de Harry Potter, ela foi eleita uma das mais belas do mundo. E foi esse mesmo desenho que se tornou sua ruína. Com o passar dos anos, os vagões dos trens foram crescendo e como a City Hall Station é em forma de curva, não permitia que os mesmos encostassem rente a sua plataforma, uma vala se formava entre a porta e o piso. 

Ademais, uma outra estação ficava a poucos metros desta e possuía muito mais linhas conectadas, incluindo conexão com trens em outras estações. Então aliando o custo de reforma com a baixa utilidade, resolveram fechá-la. Hoje é um museu e recebe visitantes cadastrados.

Ahhh... as Tartarugas Ninja viviam por ali e até os Homens de Preto já passaram por lá.

05 - Underwater City, lago Qiandao, China



Agora fui um pouquinho mais longe, eu sei. Entretanto, se você tiver a oportunidade de aportar por ali, e souber mergulhar, então entrará no seleto grupo que teve a oportunidade de visitar a cidade submersa.

Não foi nenhuma catástrofe que a afundou, mas sim a construção de uma hidroelétrica que obrigou a todos abandonarem a cidade em 1959. Já em 2001 o governo enviou um equipe de mergulhadores para verificar como a cidade estava. Surpreso com as condições das construções, o governo chinês decidiu fazer dali uma rota de turismo. Assim, Qiandao (cidade dos leões) tornou-se a Atlantida Chinesa.

06 - Chateau Miranda (Noisy Castle), Província de Namur, Bélgica



A mansão foi construída em 1866 para a família Liedekerke-Beaufort que abandonou a França após a revolução. Ela permaneceu como residência até 1940, início da 2ª Guerra, sendo administrada a partir de então pela Companhia Ferroviária que transformou gigantesco lugar num orfanato, crianças sem pais era o que não faltava durante e após o conflito. Entretanto já em 1980 a mansão abandonou sua função de resgate de crianças e ficou a deriva até 1991 quando foi abandonada de vez. O Noisy Castle, como também é conhecido, vem sofrendo as agruras do tempo, e hoje recebe visitantes aleatórios e exploradores curiosos pela sua história.

Caso vá dar uma voltinha pela Bélgica, apresse-se em visitar o Chateau. Ele já tem previsão de demolição para este ano e isso pode acontecer a qualquer hora, embora a comunidade tenha feito muitos esforços para salvar o que chamam do castelo mais bonito da Bélgica. Exageros à parte, o bicho é bonito mesmo.

07 - Forte do Buraco, Recife, Pernambuco, Brasil



Eis aqui um retrato lastimável de como o Brasil, principalmente Pernambuco, trata a sua história. 

Esta fortaleza foi erigida nos idos de 1630 pelos holandeses que invadiram Pernambuco. Antes mesmo deste, já existia um fortim no local. O acesso a ele é hiper limitado, uma vez que faz parte de um istmo, bem na divisa entre as cidades de Recife e Olinda. Ao seu redor, fica a Vila Militar da Marinha, que controla o acesso ao seu interior. 

O forte, hoje, é recoberto de mato e árvores. O Outrora vigia do porto foi relegado a um monte de escombros. Parte da sua estrutura chegou, até mesmo, a ser dilapidado para formação de diques pela própria Marinha no século passado. 

08 - Cidade Antiga de Craco, Basilicata, Itália



A vila situada no alto de um monte já vem sendo citada desde o ano de 800 antes de Cristo, mas o nome de Craco só foi adotado no século XII. A cidadela é imponente. Ao admirar, de baixo, suas casas da cor de pedra, a impressão que se tem é que veremos a movimentação de seus moradores a qualquer momento, mas isso não acontecerá. A vila foi abandonada em 1963 por conta de deslizamentos de terra, que ameaçavam a todos os moradores. 

Hoje só turistas aparecem por ali. Suas ruas e casas desertas ainda trazem a memória de um povoado que já foi saqueado, trucidado e perseguido em diversas guerras e conflitos durante este tempo todo de vida. Imperdível, uma visita.

09 - Hospital Militar de Beelitz, Alemanha



Este complexo com mais de 60 prédios foi originalmente construído em 1897 para abrigar um sanatório. Com a chegada da 1ª Guerra Mundial, ele foi rapidamente transformado em um hospital militar. Milhares de feridos em guerra foram socorridos em suas instalações. Então, em outubro de 1916, o que viria a ser o mais famoso dos seus internos, adentra as instalações ferido em batalha. Seu nome, Adolf Hitler. Por dois meses o austríaco permaneceu ali até receber alta em pronto restabelecimento. 

Com o fim da 2ª GM, o complexo foi para nas mãos dos soviéticos, que permaneceram administrando o hospital até o fim do comunismo na Alemanha Oriental. A partir de 1995 o complexo foi sendo abandonado, e sem o interesse privado, virou um complexo fantasma que recebe muitos curiosos.

10 - Humberstone, Tarapacá, Chile



A cidade teve seu auge nas últimas décadas do século XIX e nas iniciais do XX. Foi fundada pelos ingleses para acomodar os trabalhadores da extração de salitre. Durante esse períodos mencionado a cidade era vibrante e seu comércio fervia. Hoje em dia, há visitas guiadas ao local que foi tombado pela UNESCO em 2005. Visitas as casas, hotel, teatro e até ao açougue, são as preferidas do público visitante.

Com a grande depressão de 1929, o modelo exploratório começou a entrar em colapso. O dinheiro não circulava e a cidade começou a ser abandonada. Finalmente, na década de 60, os últimos habitantes deixaram o local.

Para chegar nesta cidade fantasma é fácil. Basta pegar qualquer meio de transporte para Iquique e de lá para Humberstone.  

************

Gostou? Então que tal multiplicar para os amigos? Agradecemos muito.

Abração,

César William
Instagram: @cesar.william
cwnaestrada

<iframe style="border:none; overflow:hidden; width:580px; height:350px;" frameborder="0" scrolling="no" src="http://ocioso.com.br/troca-de-links/tag/id/76VyHAwbDPM1ZCRSZNI-r6wBdt3-XUhlOKK1Z641nIVNte-Bc3P8KWpWEExUpZmmx2UCC4hNxP0nBeNvN6saksNWCoEUrRefTx3V5oYPtRfzdLxtxirR4ZyszZ3mrBnWeUB6Lp-tZ-Z1Q1mS9-KBSvmVc0JTIORe3sgQ-IZTTREmU9IWhNIN059nJZRGv7E7SnTtMLymE0eztTUuEHPJBx1SdbRURNgGjvX03ssz-6wFRnsKUdUjYEBtICcBJiAb|DXZSXceqz6GORYAEYfgl6RsO986RYw_W9NDYGPBovbA="></iframe>


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, abraço!