Por ser tao distante e em outra língua, a primeira pergunta que nos vem a cabeça é: Onde se hospedar, onde comer e o que fazer na capital mexicana?
Um dos destinos turísticos mais visitados do mundo, o México abriga cenários que nem parecem reais, como as praias paradisíacas de Cancún. O país conta ainda com sítios arqueológicos incríveis, como o Teotihuacan. Sua capital, a Cidade do México, é alegre, vibrante e colorida, oferecendo diversas atrações turísticas para os visitantes.
A capital mexicana é vista como um dos lugares mais ricos e interessantes das Américas, com construções que se misturam entre o que é moderno e o que há de mais antigo, assim como suas ruas que estão sempre cheias, transmitindo um clima de agitação e contrastes. Por se tratar de uma das maiores metrópoles do mundo, não poderia ser diferente.
Confira, a seguir, dicas de viagem para a Cidade do México:
Onde ficar?
Polanco |
Existem três bairros considerados os melhores para se hospedar, por serem de fácil acesso e terem os principais pontos turísticos próximos, são eles Condesa, Polanco e Zona Rosa. O primeiro é mais descolado, com vários bares legais, cafés interessantes e lojas para as compras. Polanco, por sua vez, se caracteriza por ser um dos bairros mais nobres da cidade, com lojas de departamento, restaurantes renomados e hotéis de luxo. Já a Zona Rosa fica bem no centro, com uma boa oferta de hospedagens, baladas e estabelecimentos com preços bem camaradas. Você pode escolher o melhor de acordo com o seu estilo de viagem e orçamento.
Onde comer?
Conhecer novos sabores e se deliciar com a culinária local fazem a viagem ficar ainda melhor. Por isso, na Cidade do México existem alguns locais que você não pode deixar de experimentar em uma refeição. A Casa dos Azulejos fica em um prédio do século 16 e oferece quitutes diversos. Mas, se você não gosta da comida apimentada do México, não se preocupe, pois há pratos básicos, como carne assada com batatas fritas. Outra opção é o Contramar, com várias iguarias feitas com frutos do mar. As mesas ficam na calçada, o que dá um um clima ainda mais descontraído. Por último, o Cancino, com três endereços na capital mexicana, oferece pizzas e uma cozinha contemporânea, com uma vista romântica perfeita para um almoço ou jantar a dois. No bairro Condesa, que é um dos mais descolados da cidade, você certamente irá encontrar bares e restaurantes com um cardápio bem variado.
Como se locomover?
O metrô é a melhor maneira de se locomover na capital mexicana, dando acesso aos principais lugares e pontos turísticos da cidade. O funcionamento é todos os dias até a meia noite, mas, como em toda grande cidade, se puder evitar os horários de rush, é melhor, pois as estações ficam sempre cheias. Ao todo, são onze linhas que cruzam toda a cidade e levam cerca de 4 milhões de pessoas todos os dias. Os trens passam a cada dois minutos, o que facilita a vida dos passageiros, que não precisam esperar muito tempo.
Atrações:
Teotihuacan - As pirâmides do sítio arqueológico de Teotihuacan são uma das maiores atrações da cidade. O local foi o epicentro de cerimônias muito importantes nos tempos da América pré-colombiana. Após subir os degraus das pirâmides do Sol e da Lua, a vista é simplesmente espetacular, garantindo boas fotos e lembranças incríveis da paisagem.
Palácio de Belas Artes - O edifício no estilo Art Nouveau em mármore branco de Carrara é considerado a maior casa de ópera do México. Foi inicialmente construído para comemorar o centenário da independência mexicana. A agenda cultural do lugar é intensa, com apresentações de ópera, teatro, dramaturgia e dança. O espaço abriga dois museus: Museu del Palacio de Bellas Artes, localizado no segundo e terceiro andares, e o Museu Nacional de Arquitetura.
Bosque de Chapultepec - A cultura mexicana acredita que o lugar, por volta do século 12, era ocupado pelos astecas. Por isso, é considerado um dos destinos mais importantes da Cidade do México. O Bosque de Chapultepec é divido em três áreas: uma com cinco museus e um zoológico, outra com três restaurantes, quatro museus e um parque de diversões e a terceira cheia de árvores, plantas e muito verde.
Santuário de Guadalupe - Considerado um dos maiores templos católicos do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, o local tem várias igrejas e capelas. A mais antiga foi construída em 1709, enquanto a mais nova foi inaugurada na década de 70. O santuário conta ainda com um museu, onde há um grande acervo de relíquias culturais e artísticas da Virgem de Guadalupe. Acontecem visitas guiadas com duração de uma hora e meia todos os dias, mas todas precisam ser previamente agendadas.
Parque México - Inaugurado em 1920, é considerado o melhor da cidade para admirar a arquitetura Art Déco. Com uma enorme área verde, o destaque fica por conta das estátuas, prédios, a torre de relógio e o teatro a céu aberto Lindberg.
Templo Mayor - O Templo foi descoberto em 1978, durante os trabalhos de escavação do metrô da cidade. É fácil de chegar até o monumento asteca, uma vez que ele está situado no centro da capital mexicana. O museu abre de terça a domingo, das 9h às 17h.
Museu Frida Kahlo - A "Casa Azul", onde a artista mais importante de todo o México viveu, recebe aproximadamente 25 mil visitantes a cada mês. Situado em Coyocán, o local mostra de perto e com um cenário real a vida de Frida, sua personalidade e toda a intimidade da artista plástica, através de objetos, obras e fotos. O museu abre diariamente, exceto às segundas-feiras, das 10h às 17h45. Às quartas abre uma hora mais tarde, às 11h. O ingresso inteiro custa $80 pesos mexicanos e se quiser tirar fotografias, é necessário pagar também uma taxa de $60.
Parque España - Está situado entre o Parque México e o Bosque Chapultepec, em uma pequena área verde. Muitos moradores utilizam o espaço para se exercitar, relaxar ou passar com seus cachorros. O parque tem também um pequeno lago, um restaurante e pontes rústicas.
Centro Histórico - A Praça da Consitutuición, considerada a terceira maior do mundo, é o local principal do centro histórico da Cidade do México, onde estão a sede dos poderes econômicos, políticos e religiosos. Além disso, a região é ponto de encontro para a maioria das celebrações e manifestações na capital. A área histórica conta ainda com importantes edificações como a Catedral Metropolitana da Cidade do México, o Palácio Nacional do México, o Palácio dos Correios, Templo Mayor e o Palácio de Belas Artes.
Parque Luis G. Urbina - Também conhecido como Parque Hundido, ou seja, "parque afundado", a área verde é uma das mais frequentadas da cidade. O maior destaque é o Museo Parque Arqueológico que abriga um acervo de obras pré-hispanicas das culturas Maya, Zapoteca, Olmeca, Totonaca e Huasteca. Além disso, há duas fontes iluminadas e um relógio de flores feito por artesãos da famosa marca Puebla.
Fonte: Pure Viagem